segunda-feira, 4 de maio de 2009

8 de dezembro 1983


Dezembro, 8.


  1. Reestréia do Bailei na Curva na Assembléia Legislativa.

  2. Elipse

No camarim comentamos que era aniversário da morte de John Lennon. Queríamos prestar uma homenagem. No final concluímos que o trabalho é a melhor homenagem que se presta a quem já foi.


Elipse
Eu estava em Pelotas no dia que Jonh Lennon foi morto. Foi a última apresentação da peça Joaquim Murieta, texto de Pablo Neruda. Eu fazia o papel título e nome do grupo era Os Sobreviventes. Dirigido por Luis Eduardo Crescente, um professor de direção para mim. Tínhamos um uma equipe de trabalho muito bacana. Eduardo Fachel, Claudia Meghetti, Isis Medeiros, Oscar Simch e uma porção de gente boa. Quando me convidaram para participar da peça Scholl’s Out, e não aceitei por causa deste grupo. Com Os Sobreviventes ensaiei tudo que viria a fazer depois. Dirigir, escrever e atuar. Acho que foi neste dia que o grupo terminou. Antes de começar a peça eu fui até a platéia e oferecemos aquela apresentação para Jonh Lennon. Um cara levantou o braço esquerdo, punho fechado e cabeça baixa. Instante de reverencia.
Sentia que eu tinha que fazer alguma coisa que valesse a pena viver a minha vida.



Dezembro, 9-10-11.



  1. Anotações.

  2. Assembléia.

  3. Grêmio em Tóquio.

Anotações


No pé da página da agenda encontro a seguinte lista: cadeiras / roupas / sapatos / malinha. E não sei o que quer dizer.

Assembléia.


Três apresentações maravilhosas. Público lotou os três dias. Eu achava que seria bom fazer uma sessão extra, mas o Geraldo, sempre cauteloso, preferiu esperar as vendas. A cautela do Geraldo sempre esteve contrabalançada pelo meu entusiasmo que se manifestava mesmo quando eu não acreditava mais. Ele apoiado na experiência, eu no desejo. Sonhava com um profissionalismo, um público cativo, prestígio para os artistas. Um teatro que conquista o seu mercado e se mantém como arte. Nada disso existia.
Tinha que ser inventado.

Grêmio em Tóquio.


Grêmio joga com o Hamburgo SV no Estádio Nacional de Tóquio no Japão. Depois da peça fomos para a casa da Lúcia Serpa na Av. Ganzo. Na garagem foi colocada uma pequena TV e assistimos ao jogo. No meu corpo ainda o efeito da peça, do público e da apresentação deixa para segundo plano a emoção do jogo. Só vibro mesmo no segundo gol do Renato, o gol do título. Estranho a sensação, o Grêmio sempre foi uma parte importante da minha vida. Quando criança, sempre que o Grêmio perdia, eu tinha ataques de asma a ponto de minha mãe que é colorada, torcer pelo Grêmio a fim de que eu não ficasse doente. Nesta noite, uma das mais importantes do Grêmio, era quase um fato comum, banal, inebriado que eu estava com o efeito Bailei na Curva.

Nenhum comentário: